Nossa História

A Pousada Porto da Barra foi inaugurada em Dezembro de 2004, construída por Antonio Joaquim de Santana, baiano nascido no povoado de Olhos D’água que pertence a cidade Tucano no sertão da Bahia. Porém, quando pequeno, foi morar em Serrinha com seus Pais (Aristides e Mariana – inmemorian) e suas irmãs (Marlene e Marilda).

Antonio Santana como era chamado foi para o Rio de Janeiro quando completou os seus 18 anos para trabalhar e tentar uma vida melhor. Deixou um filho chamado Mário Alberto de Santana (inmemorian) com sua mãe Margarida (inmemorian). Viveu 42 anos no Rio de Janeiro onde conheceu sua segunda esposa que se chamava Tereza Cristina (inmemorian) e teve um outro filho que se chama Max Santana.

Em 2002 ele resolveu ir passear na Bahia e rever seus parentes, pois durante esse tempo todo em que esteve no Rio de Janeiro, não teve como retornar ao seu estado de origem. Na ocasião seus filhos Mario Santana e Max Santana deram todo o apoio.

 

Fundador da Pousada Porto da Barra Barra Grande

Nos passeios pela Bahia, seu sobrinho Elimar Santana o levou para conhecer Barra Grande na Península de Maraú, ao chegar nesse local PARADISÍACO, ficou literalmente apaixonado a ponto de dizer que iria comprar um terreno, para construir  uma pousada e viver até o fim de sua vida, e foi isso que aconteceu.

Voltando para o Rio de Janeiro, encantado com as belezas de Barra Grande, chamou os seus dois filhos e disse que iria abandonar a cidade maravilhosa e voltar a viver na Bahia. Seus filhos acharam aquela atitude estranha, já que seu Pai estava acostumado naquela vida corrida e agitada da cidade grande.  

Um dia ele convidou seus filhos para conhecerem o paraiso chamado Barra Grande, e foi aí que eles viram que seu Pai estava coberto de razão e deram todo o apoio possível.

Antonio Santana então, foi à caça do terreno e encontrou um de frente a praia em um local totalmente estratégico e previlegiado para montar a tão sonhada Pousada. Foi aí que junto com seu primo e muito amigo José Guilherme (inmemoriam) Zenito como era conhecido, encontraram e fecharam o negócio, e assim deram inicío a realização do sonho.

A Pousada começou a ser construída, e seu amigo de infância baiano que também morava no Rio de Janeiro chamado Eládio Ramos, mais conhecido como Lalá veio apoiar nessa empreitada.

A Pousada Porto da Barra então nasceu em Dezembro de 2004, onde foi crescendo, conquistando seu espaço e seus clientes. Antonio Santana focou em montar com todo seu carinho e capricho, cuidando da cada detalhe, criando um ambiente tranquilo e bem familiar, onde os hóspedes possam se sentir em casa. 

Antonio Santana administrou a Pousada Porto da Barra até o final do ano passado, onde veio a falecer no dia 19/12/2018, em seu lugar ficou seu filho mais novo Max Santana.