04/09

O Que fazer em Barra Grande e Taipú de Fora, em Maraú

A Península de Maraú, na Bahia, é um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros. E não é à toa. Por lá, a gente encontra praias lindas, bons restaurantes e aquela vibe que só a Bahia tem. Por isso, para te ajudar a definir o que fazer em Barra Grande e Taipu de Fora, principais pontos da península, fizemos uma lista com várias dicas.

 

O QUE FAZER EM BARRA GRANDE E TAIPU DE FORA

Antes de falarmos o que fazer em Barra Grande e Taipu de Fora, vamos explicar melhor… Barra Grande é a entrada para a Península de Maraú. A vila, toda de areia, é o melhor lugar da região para passar a noite. Embora tenha o charme de uma vilinha rústica de praia, há bastante estrutura com bons hotéis, restaurantes e supermercados com bons preços.

Para chegar até lá, o ideal é ir até Camamu (1h de Itacaré) de carro ou ônibus (é bem fácil pegar ônibus para lá) e depois uma lancha por cerca de 30 minutos. Depois disso, pronto! Você estará no paraíso! 

As principais praias da região são a Ponta do Mutá, a Praia dos Três Coqueiros, Praia da Bombaça, Taipu de Fora, Praia do Cassange, Saquaíra e Algodões.

 

A Ponta do Mutá fica ao norte da Península e é onde o mar encontra o rio Camamu. Dá para chegar lá andando. Só é importante ficar atento para fugir da maré cheia na hora de andar pelas areias. É nesta praia que estão as principais barracas no melhor estilo beach club com direito até a uma unidade do Café de La Musique. É também o melhor lugar para curtir o pôr do sol, como falamos mais abaixo.

Para chegar à Praia dos Três Coqueiros é seguir a areia e passar por uma pequena trilha. Como está mais distante do centro, a praia é mais vazia. É possível chegar até ela andando pelas ruas da vila. Não tem tantas barracas de praia, mas há alguns bares como o Muqueca Bar, que serve boas moquecas por um preço ótimo. Aliás, ele é bem mais frequentado pelos moradores da região.

| PISCINAS NATURAIS

Na hora de definir o que fazer em Barra Grande, não esqueça de incluir as Piscinais Naturais de Taipu de Fora. Localizada a cerca de 5km de Barra Grande, a praia de Taipu de Fora possui 3,5km de extensão com cerca de 1km de piscinas naturais.

| PASSEIO PELAS ILHAS

Outra dica do que fazer em Barra Grande é aproveitar um passeio de barco pelas ilhas da Baía de Camumu. O tour geralmente passa pela Ilha da Pedra Furada, Campinho, Sapinho, Ilha do Goió e Ilha Grande. Existem agências na vila de Barra Grande e os hotéis também costumam organizar os tours.

| A VILA

A vila de Barra Grande é um charme. Toda de areia, o ritmo por lá parece ser outro. Não existe estresse nem correria. Durante o dia, a dica é curtir as praias, mas à noite, as lojas e restaurantes abrem e o agito fica pela vilinha. Mas é um agito tranquilo com famílias e jovens dividindo mesas, bebendo cerveja gelada e experimentando pratos típicos com música ao vivo.

| PÔR DO SOL

Se você está procurando o que fazer em Barra Grande e Taipu de Fora, coloque o pôr do sol no topo da lista. A Ponta do Mutá é a praia ideal para curtir o final do dia. Além de ter barracas e beach clubs lindos, de lá dá pra ver o sol sumir entre as águas. Um show inesquecível da natureza.

| RIO

Além de curtir o mar, há muito o que fazer em Barra Grande. Não deixe de ir às margens do Rio Carapitangui, onde está localizado o famoso Bar da Rô. Além disso, é possível praticar alguns esportes, como o stand up paddle.